"As perspectivas de nossa interação abrangem muitas áreas, incluindo produção industrial, trabalho conjunto em nossa missão lunar e o projeto russo-chinês da Estação Científica Internacional na Lua", afirmou o chefe da agência espacial, frisando que o órgão criou uma comissão específica para os projetos.
Yildirim ressaltou que a Rússia se já mostrou aberta e proativa com relação à cooperação em todos os pontos do programa espacial turco.
O projeto foi apresentado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan em fevereiro de 2021 e inclui planos para construir uma base de lançamentos espaciais, enviar o primeiro astronauta turco ao espaço e lançar uma espaçonave à Lua em 2023.
11 de janeiro 2022, 22:52
No final de dezembro de 2021, a China e a Rússia anunciaram a antecipação em oito anos do plano de instalação de uma base lunar, em meio à corrida espacial com os Estados Unidos.
Segundo o vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), Wu Yanhua, o novo objetivo é posicionar a estação de pesquisa lunar até 2027. A previsão anterior era para 2035.