Panorama internacional

Biden e líderes da UE não estão preparados para Ucrânia aderir à OTAN no futuro próximo, diz mídia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte não permitirá que a Ucrânia se junte à aliança em um futuro próximo, avança o jornal The New York Times.
Sputnik
De acordo com o artigo publicado ontem (13) no jornal, o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes europeus não estão preparados para dar este passo.
"Enquanto a administração Biden insiste que não permitirá que Moscou impeça as ambições da Ucrânia de se juntar à OTAN, a aliança não tem planos imediatos para ajudar a integrar a antiga república soviética", observa o jornal.
O NYT salienta que, anteriormente, a Alemanha e a França se opuseram ao ingresso da Ucrânia no bloco, enquanto outros países europeus se mantêm cautelosos. Isso é um obstáculo, pois um país só pode integrar a Aliança se houver consentimento unânime de todos os seus membros.
"A principal objeção seria: será que tal medida realmente contribui para a estabilidade na Europa, ou contribuirá para a desestabilização? Acho que é indiscutível que não haverá consenso entre os 30 membros [da OTAN], mesmo que todos os aliados concordem que a Ucrânia tem o direito de querer ser membro da OTAN", disse ao jornal Douglas E. Lute, ex-embaixador dos EUA na OTAN.
Panorama internacional
Paciência da Rússia ante as ações do Ocidente chegou ao fim, diz chanceler russo
Joe Biden é cada vez mais cético relativamente à expansão dos compromissos militares dos EUA, sugere o artigo.
O NYT aponta que, entre outras possíveis razões para esta postura do Ocidente, está o desejo do presidente americano de ver melhorias nos sistemas político e jurídico na Ucrânia, bem como a relutância da OTAN em agravar as relações com Moscou.
Comentar