Panorama internacional

Conselheiro de Obama se declara culpado de desviar verba de escola

Seth Andrew, ex-assessor do presidente Barack Obama, se declarou culpado de acusações de fraude eletrônica depois de roubar US$ 218.000 (R$ 1,5 milhão) de uma escola.
Sputnik
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou nesta sexta-feira (14) que Seth Andrew se declarou culpado de transferir o dinheiro da escola para suas próprias contas bancárias.
Ele confirmou também ter utilizado o dinheiro para adquirir uma hipoteca para um apartamento multimilionário em Nova York.
Com sentença a ser decida em 14 de abril, Seth Andrew, ex-assessor educacional de Barack Obama, pode pegar até 20 anos de prisão pelo crime.
"Seth Andrew, um ex-assessor da Casa Branca, admitiu hoje [13] ter inventado um esquema para roubar as mesmas escolas que ele ajudou a criar", disse o procurador americano Damian Williams em comunicado.
Andrew atuou como consultor educacional da Casa Branca de Obama entre 2014 e 2016, tendo sido preso em abril de 2021 e acusado de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e declarações falsas.
Na época, o diretor assistente do FBI William F. Sweeney Jr. acusou Andrew de roubar o dinheiro da escola para obter "a menor taxa de juros", enquanto solicitava o empréstimo do apartamento em Manhattan.
Os advogados de Andrew, Tim Doherty e Edward Kim, disseram que seu cliente havia, por mais de duas décadas, "trabalhado incansavelmente para expandir oportunidades educacionais, democráticas e tecnológicas para comunidades desprivilegiadas em todo o mundo".

"A vida de Seth sempre foi motivada por uma missão cívica e ele lamenta profundamente seus erros do passado", disseram.

Ex-presidentes Bush, Clinton e Obama lançam projeto para ajudar refugiados do Afeganistão
Comentar