Panorama internacional

Venezuela pede intervenção internacional na Colômbia após assassinato de líderes sociais

O chanceler venezuelano, Félix Plasencia, convocou organizações internacionais a intervirem na Colômbia devido ao assassinato de líderes sociais no país.
Sputnik
De acordo com a agência governamental colombiana "Defensoría del Pueblo", encarregada de supervisionar a proteção dos direitos civis e humanos, 145 líderes sociais foram assassinados em 2021.
Em sua conta no Twitter, Plasencia acusou o presidente da Colômbia, Iván Duque, de não reagir à crise humanitária em seu país.
O senhor Duque continua sem direção política, preside mas não governa, o que deixa o povo colombiano ao léu, vítima da violência e da crise humanitária que se reflete no registro diário de atos impunes #SOSColômbia
O fraterno povo colombiano não merece esse desgoverno, que demonstrou sua incapacidade de combater a miséria e a morte. É hora de uma intervenção das organizações internacionais competentes #SOSColômbia
No início deste mês, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) informou que três homens de nacionalidade venezuelana foram assassinados no município de Jamundí, no Valle del Cauca, no Sudeste da Colômbia. Eles moravam no local havia cinco anos e trabalhavam no ramo da construção.
Na ocasião, o governo venezuelano reiterou o apelo à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a violação dos direitos humanos no país vizinho.
O governo de Nicolás Maduro anunciou, em outubro de 2021, que processará Duque perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) por extermínio e perseguição a migrantes venezuelanos na Colômbia.
A denúncia ocorreu após o assassinato de um menor de 12 anos e de um menino de 18 anos, ambos venezuelanos, em 8 de outubro de 2021, no município de Tibú, em Norte de Santander, na Colômbia.
Panorama internacional
Presidente da Colômbia diz que diálogo com Venezuela seria 'prolongar agonia', Caracas responde
De acordo com relatórios divulgados pela ONG Consultoria para Direitos Humanos e Deslocamento (CODHE), mais de 2.000 venezuelanos já foram assassinados na Colômbia.
Além disso, dados da Procuradoria-Geral da Venezuela apontam que, entre janeiro e agosto de 2021, foram 362 venezuelanos assassinados no país.
Comentar