"As partes realizaram reuniões em Ancara e Washington. Há a informação de que os EUA poderiam aprovar o pedido da Turquia para a aquisição de 40 caças Block 70 F-16 mais 80 conjuntos para sua modernização", informou a emissora.
Segundo a mídia, Washington opta por autorizar a transação para equipar seus aliados da OTAN frente à crescente ameaça na bacia do mar Negro.
A Turquia se comprometeu em 2007 a comprar 100 aeronaves norte-americanas F-35, mais avançadas que o F-16, porém foi excluída do programa correspondente por ter adquirido da Rússia os sistemas antiaéreos S-400.
Os EUA consideram os sistemas russos como uma ameaça aos sistemas de defesa de seus caças F-35 e são contra o uso dos mísseis russos dentro do espaço da OTAN. Em troca dos F-35, os EUA ofereceram à Turquia a compra de caças F-16.
Após se reunir em outubro de 2021 com o presidente norte-americano, Joe Biden, o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, assegurou que Biden prometeu tratar de convencer o Senado dos EUA para que autorizasse a venda dos F-16 aos turcos.