Notícias do Brasil

Governo abre representação do Ministério da Economia em Washington e desagrada Itamaraty

De acordo com jornal, inauguração do escritório teria irritado o Itamaraty, a partir do momento que diplomatas acham a iniciativa desnecessária.
Sputnik
Apareceu hoje (27) publicado no Diário Oficial da União, após um longo processo, o decreto do presidente, Jair Bolsonaro (PL), oficializando a criação do escritório de representação do Ministério da Economia em Washington, EUA.
Segundo o blog de Lauro Jardim, em O Globo, a nova ação do governo não agradou ao Itamaraty, visto que diplomatas enxergam sua abertura como desnecessária, uma vez que as atribuições do novo escritório já são cumpridas pelos diplomatas que estão na capital norte-americana.
Panorama internacional
Biden indica Elizabeth Bagley para embaixada dos EUA no Brasil
Segundo a mídia, essas foi a solução encontrada pelo chefe da Economia, Paulo Guedes, para abrigar o atual secretário de Produtividade e Competitividade da pasta, Carlos da Costa. No lugar de Costa, entrará sua assessora, Danielle Marques, cuja nomeação deve ser oficializada nos próximos dias.
Lauro Jardim aponta que o descontentamento do Itamaraty também acontece pelo valor que Costa receberá pelo cargo, já que seu salário será baseado como se fosse o de um embaixador.
Atualmente, o secretário recebe R$ 18,3 mil mensais e o montante será quadruplicado, segundo O Globo.
Notícias do Brasil
Bolsonaro afirma que Brasil está pronto para aderir à OCDE: 'Sem hesitação'
Comentar