Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem passagem subterrânea para auditório de 2.000 anos na Turquia (FOTOS)

A descoberta do chamado vomitório aconteceu na região da cidade histórica de Esmirna, no Oeste da Turquia.
Sputnik
A passagem descoberta pelos arqueólogos faz parte do Teatro de Esmirna, que tem mais de 2.000 anos de idade e capacidade para receber cerca de 20.000 pessoas. Conhecida pelos historiadores como vomitório, esse tipo de passagem possibilita a chegada dos espectadores ao teatro.
Após a descoberta de um banheiro histórico no Teatro de Esmirna, na antiga cidade de Esmirna, arqueólogos descobriram uma passagem de 2.000 anos de idade na mesma área.
De acordo com reportagem do Daily Sabah, citando informações da agência Anadolu, a construção tem 23 metros de comprimento, quatro metros de largura, formato de "L", arco e abóbadas no teto e está localizada na parte oeste do teatro. A expectativa dos arqueólogos é que exista mais uma passagem do outro lado.
"Os sistemas de arco e abóbada não eram usados na Anatólia e na região do Mediterrâneo antes do período romano, com exceção de poucos exemplos [...] Essas estruturas também eram usadas para as pessoas se protegerem do mau tempo e se abrigarem", explicou Akin Ersoy do Departamento de Arqueologia Turco-Islâmica da Universidade Katip Celebi de Esmirna (IKCU).
Os arqueólogos também acreditam que a passagem foi construída de modo a reforçar as fileiras de assentos acima.
Outra descoberta curiosa envolvendo o teatro milenar aconteceu em 2021. Os pesquisadores escavaram um "banheiro de artistas" próximo ao palco, que nada mais era do que uma grande privada com capacidade para 13 pessoas se sentarem lado a lado.
Arqueólogos encontraram banheiro coletivo em teatro na Turquia
Comentar