De acordo com informações do Daily Sabah, citando a agência de notícias turca Demiroren, as escavações estão acontecendo na cidade de Karamamaras, no sul da Turquia, na localidade onde originalmente era a cidade histórica de Germaniceia.
Arqueólogos encontram mosaico de 1.500 anos que retrata um banquete ao ar livre antes de uma caçada na cidade histórica turca de Germaniceia.
O mosaico de mais de 1.500 anos retrata o que os pesquisadores acreditam ser uma grande festa, com comida e dança, além de parecer continuar a história de outro mosaico descoberto em 2015 na mesma região.
"O recém-descoberto mosaico é na verdade uma continuação do mosaico que escavamos em 2015. Nós acreditamos que ele representa um jantar a céu aberto, provavelmente realizado antes de uma caçada. Dois casais estão sentados no meio do mosaico, enquanto três mulheres dançam ao som de música e dois homens parecem estar em um campo fazendo uma apresentação. Tem até um menino escalando uma figueira", detalhou o diretor do Museu Kahramanmara, Safinaz Acipayam.
As escavações vão continuar até o final deste ano e o desejo dos arqueólogos é, após o término dos trabalhos, abrir o sítio arqueológico ao público.
A cidade histórica de Germaniceia foi descoberta em 2007 depois de escavações ilegais. A região foi propriamente demarcada e programas de preservação começaram a ser implantados em 2009.
A região histórica completa se estende por 140 hectares e ainda existem muitos sítios arqueológicos a serem explorados.