Em relatório financeiro com receita gerada e desempenho em usuários no último trimestre de 2021, a Meta mostrou que o resultado não foi positivo para o ano.
A empresa viu o número de usuários ativos diários diminuir de 1,930 milhões para 1,929 milhões ao longo de 2021.
Entre os fatores que causaram a queda estão as mudanças de privacidade no software iOS, da Apple, que dificultam o funcionamento de anúncios personalizados no Facebook e no Instagram.
Outro motivo para o resultado é o crescimento de plataformas de vídeos curtos, como TikTok e YouTube, que se tornam cada vez mais populares entre as novas gerações.
Em 2021, a Meta também concentrou esforços em investir no seu projeto de metaverso (mundo virtual). Foram alocados mais de dez bilhões de dólares (R$ 52,84 bilhões, aproximadamente) em software e unidades de realidade virtual e aumentada.
A novidade ajudou a aumentar os lucros da empresa em 35% em 2021, um incremento de 39,37 bilhões de dólares (R$ 208 bilhões). A empresa responsável pelo desenvolvimento da realidade virtual, a Meta Reality Labs, lucrou menos: 2,27 bilhões de dólares (R$ 12 bilhões).
"Estou encorajado pelo progresso que fizemos no ano passado em várias áreas importantes de crescimento, como o Reels, o comércio e a realidade virtual, e continuaremos investindo nessas e em outras prioridades importantes em 2022, enquanto trabalhamos na construção do metaverso", disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.