A autorização e os valores foram divulgados em um comunicado da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA, na sigla em inglês) dos EUA.
"O Departamento de Estado decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira ao governo da Indonésia de aeronaves F-15ID e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 13,9 bilhões [cerca de R$ 73 bilhões]. A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre essa possível venda", disse a DSCA.
Ainda segundo a agência, a transação tem como objetivo melhorar a capacidade da Indonésia de enfrentar ameaças e não altera o equilíbrio militar básico na região ou afeta negativamente a prontidão de defesa dos EUA. O principal contratado no acordo será a Boeing, segundo a DSCA.
Caças F-16 da Força Aérea de Taiwan voam durante o exercício militar anual Han Kuang em uma base do exército em Hsinchu, norte de Taiwan, em 4 de julho de 2015
© Patrick Lin
A venda dos caças ao país asiático também atende aos interesses de política externa e aos objetivos de segurança nacional norte-americanos, segundo o comunicado da agência. A DSCA aponta ainda que, além de melhorar a segurança da Indonésia, a transferência ajuda a manter a estabilidade regional.
O governo indonésio abandonou os planos de comprar aeronaves russas de modelo Su-35 por razões orçamentárias, disse o chefe da Força Aérea da Indonésia, Fadjar Prasetyo, em dezembro do ano passado. O cancelamento ocorreu após relatos na mídia de que os EUA recomendaram que a Indonésia encerrasse os acordos de aquisição de equipamentos de defesa russos.