Panorama internacional

Maduro acusa Colômbia de treinar organização criminosa desmantelada na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou seu homólogo colombiano, Iván Duque, de equipar e treinar membros de uma organização criminosa que foi desmantelada pelas forças policiais esta semana no estado de Aragua e que operava na região da capital venezuelana.
Sputnik
"Toda esta gente, que tanto dano causou ao povo de Caracas, foi treinada, financiada e dirigida pelo governo narco-paramilitar de Iván Duque, muitos dos detidos estão declarando, em quais cidades da Colômbia estiveram, que treinamento receberam", disse Maduro ao canal estatal Venezolana de Televisión.
As autoridades venezuelanas informaram que, em uma operação policial, foram detidos 13 supostos criminosos e cinco foram mortos, entre eles, Carlos Revete, vulgo El Koki, membro de uma quadrilha que causou terror em Caracas entre 2002 e 2021.
O grupo criminoso que integrava "El Koki", depois de abandonar Caracas, foi desmantelado em uma região montanhosa de Tejerías, no estado de Aragua, na sequência de uma operação de vários dias conduzida por diversas forças de segurança, destacou o presidente venezuelano.
Panorama internacional
'Koki', um dos criminosos mais procurados da Venezuela, é morto em operação policial
"Vejam como chegamos a Tejería. Passo a passo, pouco a pouco, uma inteligência de meses. Até que chegamos. Foi capturado um grupo importante. Além disso, foi desmantelado um importante grupo de criminosos financiados e treinados pelos narco-paramilitares colombianos de Ivan Duque na Colômbia", apontou Maduro.
Ele também afirmou que Revete estava preparando uma base em Tejería para atacar a rodovia regional do centro, que liga Caracas ao oeste do país, "à ordem de [...] Iván Duque".
De acordo, com o relatório apresentado pelo Ministério do Interior e Justiça, no local onde se escondiam os criminosos foram encontrados veículos de alta cilindrada, armas de vários calibres, mais de mil cartuchos, e nove caminhões tipo cisterna para transportar água potável.
Comentar