Ciência e sociedade

Fábrica de azeite de oliva do século VI a.C. é descoberta em cidade histórica turca (FOTO)

As escavações aconteceram na antiga cidade de Dara, na região sudeste da Turquia.
Sputnik
A cidade de Dara é considerada por especialistas como um polo econômico do século VI a.C. e a descoberta da fábrica de azeite continua a confirmar esta teoria.
De acordo com o líder das escavações, Huseyin Metin, os trabalhos ainda estão em andamento na região e esta última descoberta é uma das muitas que revelam a importância da cidade.

"A fábrica de azeite de oliva é uma das indústrias que teve um lugar muito importante na antiguidade", disse Metin em entrevista à agência Anadolu, divulgada pelo Daily Sabah.

Ciência e sociedade
Descobertas arqueológicas ajudam a desvendar história de gigante cidade de mármore turca (FOTOS)
O arqueólogo também explicou que, segundo suas pesquisas, na antiguidade essa região era dominada por terras férteis, propícias para a plantação das oliveiras. Metin enfatizou que o azeite não era usado somente para a alimentação.

"O óleo era alimento e também era usado como ferramenta de iluminação nos tempos antigos. A partir daí, podemos deduzir que as azeitonas desta oficina não só atendiam às necessidades da cidade como também eram utilizadas comercialmente. [...] Acredito que vamos poder fornecer informações mais detalhadas sobre a extensão desse comércio com as escavações que vamos realizar no futuro", disse Metin.

O arqueólogo contou que, até então, o único elemento ligado diretamente à produção do azeite que foi escavado é uma pedra cilíndrica para prensar as azeitonas.
Pedra de prensa de azeitona em forma de cilindro foi encontrada durante os trabalhos de escavação realizados na cidade antiga de Dara, de cinco mil anos, que fica a 30 quilômetros do centro de Mardin.
Após o término das escavações e o restauro das peças, o planejamento do arqueólogo é transformar a fábrica de azeite em uma atração turística.
Comentar