Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 16 de fevereiro

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta quarta-feira (16), marcada pelas reuniões de alto nível Brasil-Rússia em Moscou, pela celebração do 80º aniversário do falecido pai do atual líder norte-coreano e pelo "Dia da União" na Ucrânia, anunciado pelo presidente do país.
Sputnik

Putin e Bolsonaro discutem desenvolvimento de cooperação em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, vai se reunir hoje, quarta-feira (16) com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que desembarcou na capital russa ontem. Os dois líderes devem discutir relações bilaterais e potenciais esferas de cooperação, bem como trocar opiniões sobre agenda internacional. A discussão da questão ucraniana, porém, foi descartada. Após a reunião com Putin, Bolsonaro se encontrará com o presidente da Duma de Estado russo, Vyacheslav Volodin, e depois participará da reunião com empresários russos e brasileiros do agronegócio, indústria de energia nuclear, fertilizantes e gás. Na manhã de hoje, o presidente abriu sua visita oficial à Rússia com a cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Moscou. Enquanto isso, os ministros da Defesa e do Exterior dos dois países vão realizar um encontro em formato 2+2. Entretanto, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, criticou a ida do mandatário à Rússia em meio à crise com a Ucrânia, dizendo em entrevista à Rede TV que, com a visita, Bolsonaro "está mostrando uma preferência pela Rússia".
Presidente brasileiro Jair Bolsonaro com sua comitiva participa da cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, durante sua visita a Moscou, 16 de fevereiro de 2022

Petrópolis registra mais de 20 mortes em decorrência de fortes chuvas

Fortes chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terra no município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na tarde desta terça-feira (15). Inundações e quedas de barreiras deixaram já ao menos 23 mortos, conforme informou o Corpo de Bombeiros. O governador do Rio, Cláudio Castro, confirmou a mobilização do Estado e o envio de ajuda à região afetada na manhã de hoje (16). O presidente Jair Bolsonaro tweetou da Rússia sobre a tragédia em Petrópolis, afirmou ter tomado conhecimento do acontecido e disse que falou com os ministros para prestar "auxílio imediato às vítimas". Conversou também com o governador do Rio e assegurou: "Retorno na próxima quarta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar o próximo. Deus conforte os familiares das vítimas".
Uma das ruas de Petrópolis após fortes chuvas na região, 15 de fevereiro de 2022

Coreia do Norte celebra 80º aniversário de anterior líder do país

A Coreia do Norte celebrou o 80º aniversário de Kim Jong-il, falecido em 2011 e pai do atual líder norte-coreano, com um concerto de música e fogos de artifício em uma cidade remodelada, mas sem lançamento de mísseis ou desfile militar, informou hoje, quarta-feira (16) a agência KCNA. Kim assistiu ao evento, com participação do governo, militares e membros do Partido dos Trabalhadores, que ocorreu na terça-feira (15) em frente da estátua de Kim Jong-il na cidade de Samjiyon para comemorar o aniversário. Kim colocou flores junto da estátua, mas a KCNA não divulgou nenhum de seus comentários. O evento é um importante feriado para os norte-coreanos, chamado o Dia da Estrela Brilhante. A cidade de Samjiyon situa-se perto da fronteira com a China e a montanha Baekdu. O atual líder busca transformar a cidade em um enorme centro econômico através da construção de novos apartamentos, hotéis, uma estação de esqui e instalações comerciais, culturais e médicas. O projeto é uma iniciativa fundamental para promover uma economia "autossuficiente" em meio a sanções pelos programas nuclear e de mísseis do país.
Celebração do 80º aniversário do antigo líder norte-coreano Kim Jong-il, na Cidade de Samjiyon, 15 de fevereiro de 2022

'Dia da União' é assinalado na Ucrânia ante receios de possível 'invasão'

O líder ucraniano exortou os cidadãos a assinalarem o "Dia da União" nesta quarta-feira (16). O presidente Vladimir Zelensky escolheu a data do que espera ser uma manifestação patriótica depois de relatos dos EUA sugerirem que as forças russas poderiam atacar o país do Leste Europeu hoje, 16 de fevereiro. Entretanto, uma intensa campanha diplomática está em andamento para acabar com a crise. Na terça-feira (15), houve esperanças de um avanço: o presidente Vladimir Putin se reuniu com o chanceler alemão Olaf Scholz para encontrar caminhos de resolução, e Moscou confirmou ter retirado algumas de suas tropas. O presidente Joe Biden disse ontem (15), por sua vez, que Washington está pronto para chegar a acordos escritos sobre garantias de segurança com a Rússia. No mesmo dia, altos diplomatas da Alemanha, França, Reino Unido e EUA discutiram as relações com a Rússia e exortaram Moscou a implementar os anunciados passos rumo à desescalada, segundo mensagem do MRE alemão no Twitter. Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, falou com homólogos do grupo Quad para coordenar seus esforços em resposta a uma potencial "invasão russa".
Chanceler alemão, Olaf Scholz, durante cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, durante sua visita a Moscou, 15 de fevereiro de 2022

Príncipe herdeiro do Bahrein concorda em fazer 1ª visita a Israel

O primeiro-ministro bareinita, príncipe herdeiro Salman bin Hamad Al Khalifa, aceitou visitar Israel em resposta ao convite do premiê israelense Naftali Bennett, que na terça-feira (15) realizou pela primeira vez uma visita oficial ao Bahrein desde o estabelecimento de relações com o país árabe. "O príncipe herdeiro aceitou o convite para visitar Israel", disse o chanceler bareinita Abdullatif bin Rashid Al Zayani durante coletiva de imprensa. De acordo com ele, a visita de Bennett ao Bahrein é um novo marco nas relações entre os dois países. Durante as conversações em Manaba, os primeiros-ministros discutiram "o programa nuclear do Irã e o problema do terrorismo na região", entre outros assuntos. "O reino concordou em fortalecer as relações com Israel no âmbito social, econômico e de segurança", disse Al Zayani.
Primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e o príncipe herdeiro e primeiro-ministro de Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, em Manama, Bahrein, 15 de fevereiro de 2022

Ex-presidente de Honduras permanece na prisão até decisão sobre extradição

O ex-presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, permanecerá detido até as audiências judiciais sobre sua extradição para os Estados Unidos, informou a emissora local HCH. Hernández, cujo mandato presidencial terminou há menos de três semanas, foi detido em Tegucigalpa ontem (15) após Washington ter solicitado sua extradição por acusações de corrupção. Na terça-feira (15), o juiz do processo de Hernández emitiu um mandado de prisão. Por sua parte, o antigo presidente concordou em cooperar com os investigadores. No início de fevereiro, Antony Blinken disse que o ex-presidente foi incluído na lista negra devido a relatos "credíveis" da mídia, que alegam suas ligações com o tráfico de drogas. O governo dos EUA também acusa o ex-presidente de cometer ou facilitar atos de corrupção, bem como de praticar atividades ilegais em campanhas políticas.
Comentar