Ciência e sociedade

Policiais flagram na Turquia vendedor de valioso 'vômito de baleia' (VÍDEO)

Mídia turca relatou que agentes de segurança turcos descobriram "uma carga pesada de vômito de baleia" transportada "ilegalmente ao país".
Sputnik
Um homem foi detido na Turquia por tentar vender mais de 40 kg de âmbar-cinzento, ou "vômito de baleia", avaliado em 10 milhões de liras turcas (R$ 3,8 milhões), escreveu na quarta-feira (16) o jornal Hurriyet Daily News.
A polícia teria recebido notificação que "um suspeito trouxe uma carga pesada de vômito de baleia ilegalmente ao país", o que a levou a conduzir uma batida em sua casa.
No local, foi encontrado o âmbar-cinzento pesando 42 kg e 750 gramas, com o homem revelando o preço de mercado do produto.
"O âmbar-cinzento é uma substância sólida, cerosa e inflamável, de cor cinza baço ou preta, que é produzida no sistema digestivo dos cachalotes, e é amplamente utilizada na indústria de perfumes", explica o jornal turco.
Ela tem sido utilizada historicamente em alimentos e bebidas, com uma porção de ovos e âmbar-cinzento sendo o prato favorito do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), que governou entre 1660 e 1685. Na Turquia, um licor feito de âmbar-cinzento também foi servido como aromatizante de cafés no séc. XIX.
Durante a época da disseminação original da peste negra na Europa, no séc. XIV, as pessoas acreditavam que carregar uma bola de âmbar-cinzento poderia evitar a contrair a doença.
Comentar