Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que anunciará nesta segunda-feira (21) se as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk serão reconhecidas por Moscou.
"Estimados colegas, eu ouvi a opinião dos senhores. A decisão será tomada hoje. Quero lhes agradecer por este encontro, por esta reunião", indicou ele durante encontro do Conselho de Segurança da Rússia.
Nesta segunda-feira (21), o presidente russo realizou uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança russo, sobre a escalada da situação em Donbass, da qual também participaram Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, Sergei Shoigu, ministro da Defesa, Mikhail Mishustin, primeiro-ministro, e outras autoridades.
Na última semana se intensificaram as tensões em torno da região de Donbass, com Kiev concentrando forças na linha de separação com as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk a maior parte do Exército e conduzindo regularmente ataques contra as milícias populares das repúblicas, inclusive com armamento proibido.
Devido à ameaça de uma invasão da Ucrânia, as autoproclamadas repúblicas começaram a evacuação de mulheres, crianças e idosos para a região russa de Rostov e anunciaram a mobilização geral.