Panorama internacional

Só futebol? Imprensa alemã sugere substituir logotipo da Gazprom em uniforme por slogan pró-Ucrânia

Editorial do jornal alemão Bild foi de alvo de polêmicas depois de pedir ao Schalke 04 que "encobrisse" o seu patrocínio da gigante russa de energia, a Gazprom.
Sputnik
A conhecida publicação local sugeriu que o patrocínio da empresa estatal russa Gazprom no uniforme do Schalke 04 fosse substituído por um slogan que diria: "Liberdade para a Ucrânia".
O FC Schalke 04, que compete na segunda divisão do futebol alemão, tem a Gazprom como patrocinadora principal em suas camisas desde 2007.
O jornal alemão BILD cobriu fotos da russa Gazprom, patrocinadora da camisa do Schalke (e empresa parceira desde 2007), com as palavras "Liberdade para a Ucrânia".
O clube disse na última terça-feira (22) que o gigante da energia é um "parceiro confiável" há 15 anos, além de ser fornecedor de gás natural para o mercado alemão.
A pressão do conflito entre Rússia e Ucrânia chegou também à UEFA, igualmente patrocinada pela Gazprom. A entidade ameaçou retirar a Rússia do posto de sede oficial da final de seu maior torneio, a Liga dos Campeões.
Panorama internacional
Reservas de gás na Europa estão se esgotando, diz Gazprom
"Os responsáveis ​​pelo clube estão em constante diálogo com o patrocinador principal de longa data", disse o clube em comunicado, segundo informações do portal RT.
O Bild, que é um dos jornais mais lidos da Alemanha, disse em um editorial escrito por seu diretor esportivo, Walter M. Straten, que era difícil assistir aos jogos da Liga dos Campeões patrocinados pela Gazprom.

"Temos que assistir à propaganda da Gazprom na TV durante o hino da Liga dos Campeões enquanto as tropas de Putin marcham para a Ucrânia", escreveu.

"Veremos o Schalke com suas camisas da Gazprom como se o grupo fosse um parceiro de publicidade completamente normal, e não um financiador do poder estatal russo", continua o editorial.
Straten também pediu que quaisquer logotipos da Gazprom associados ao futebol alemão e ao FC Schalke 04 fossem substituídos por um logotipo "Liberdade para a Ucrânia".
Vale lembrar que os 27 países da União Europeia dependem em 41% do gás fornecido pela Rússia. Também por essa razão, as redes sociais não perdoaram os comentários do jornal.
Panorama internacional
Gazprom rebate acusações de que limita transporte de gás à Europa: 'É melhor se olhar ao espelho'
Comentar