Panorama internacional

Venezuela e Irã ampliam cooperação energética e intensificam luta contra medidas dos EUA

O novo acordo entre Caracas e Teerã foi assinado após uma reunião entre o chanceler venezuelano, Félix Plasencia e o mandatário iraniano, Ebrahim Raisi.
Sputnik
A Venezuela e o Irã ampliaram a cooperação energética ao firmar um "importante memorando de entendimento" focado principalmente na área do petróleo e gás.
O chanceler venezuelano, Félix Plasencia, informou na terça-feira (22), que o acordo bilateral foi firmado com o ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, durante as atividades do Fórum dos Países Exportadores de Gás, realizado no Catar.
Durante o encontro assinamos, junto ao ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, um importante Memorando de Entendimento focado em ampliar a cooperação bilateral e nossas trocas comerciais, principalmente em matéria de hidrocarbonetos.
Plasencia detalhou que a assinatura do acordo ocorreu após "uma calorosa reunião" que contou com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e ressaltou que também acordaram "intensificar" a luta contra as medidas coercitivas impostas pelos EUA.
"Acordamos intensificar nossos esforços em todas as áreas, para seguir contra-atacando as medidas ilegais, arbitrárias, coercitivas e unilaterais impostas pelos EUA contra nossos povos. O Irã e a Venezuela avançam na consolidação de sua associação estratégica", adicionou o diplomata venezuelano.
Comentar