Panorama internacional

Ministério da Defesa russo: forças de Donetsk e da Rússia avançam 56 km e continuam ofensiva

O Ministério da Defesa da Rússia relata neste domingo (27) um avanço significante das tropas russas e da República Popular de Lugansk.
Sputnik
As forças conjuntas da República Popular de Lugansk (RPL) avançam rapidamente com apoio dos militares da Rússia no território da Ucrânia, indicou neste domingo (27) o Ministério da Defesa russo.

"Um agrupamento de tropas da República Popular de Lugansk, com o apoio de fogo das Forças Armadas da Federação da Rússia, avançou 56 km e continua avançando rapidamente", comunicou major-general Igor Konashenkov, porta-voz oficial do Ministério da Defesa da Rússia.

Segundo disse, as forças armadas da RPL avançaram mais três quilômetros em direção à localidade de Petrovskoe e estão acabando de derrotar as reservas do grupo tático-operacional Vostok dos militares da Ucrânia.
O representante comunicou que as forças ucranianas usam projéteis de 120 mm em obuseiros D-30 e foguetes de BM-21 de fabricação soviética, ambos proibidos sob o terceiro protocolo da Convenção das Nações Unidas sobre Armas Convencionais de 1980.
Panorama internacional
Moscou: à medida que operação especial da Rússia decorre com sucesso, aumentam fake news
Além disso, ele relatou que foi obtido o controle sobre as localidades de Anadol e Andreevka.
Foi também fornecida ajuda a 300 famílias que fugiram dos territórios da RPL ocupados por forças ucranianas, informou ele.
Na madrugada da quinta-feira (24) Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou uma operação especial militar na região de Donbass. A operação foi deflagrada após pedido de assistência militar feito pelas recém-reconhecidas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.

Segundo o governo russo, os ataques têm como objetivo desmilitarizar a Ucrânia e combater a presença de neonazistas no país, garantindo a segurança da região de Donbass e da Rússia.
Comentar