Nesta terça-feira (1º), o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, realizaram uma chamada telefônica de pouco mais de 30 minutos.
Segundo Zelensky, os dois conversaram sobre a liderança dos Estados Unidos em sanções contra a Rússia e a assistência de defesa à Ucrânia durante a operação militar especial russa.
Acabei de conversar com presidente Biden. A liderança norte-americana em sanções anti-russas e assistência de defesa à Ucrânia foram discutidas. Devemos parar o "agressor" o mais rápido possível. Obrigado pelo seu apoio!
O líder ucraniano também pediu a Biden para entregar uma mensagem especial sobre a Ucrânia durante seu discurso sobre o Estado da União nesta terça-feira (1º).
"A Ucrânia é o coração da Europa, e agora acho que a Europa vê a Ucrânia como algo especial para este mundo. É por isso que o mundo não pode perder esse algo especial", disse Zelensky.
Ontem (1º), Zelensky solicitou o banimento da Rússia em todos os aeroportos e portos globais, conforme noticiado.
"Devemos fechar a entrada para este Estado em todos os portos, todos os canais e todos os aeroportos do mundo", declarou.
A ligação entre Zelensky e Biden acontece no 6º dia da operação russa de desmilitarização da Ucrânia. O Ministério da Defesa russo já afirmou que a operação especial visa apenas a infraestrutura militar ucraniana e que a população civil não está em perigo.
Caro visitante, tendo em vista o risco de a Sputnik Brasil sofrer bloqueios na Internet, para você não perder nosso conteúdo se inscreva em nosso canal no Telegram.