De acordo com dados disponíveis, duas aeronaves B-52 capazes de transportar armas nucleares decolaram da base da Força Aérea Real britânica de Fairford, onde estão temporariamente implantados.
Nesta sexta-feira (4) os bombardeiros dos EUA realizaram voos sobre o flanco leste da OTAN treinando com forças da Alemanha e Romênia, em um sinal de união em meio a operação especial russa na Ucrânia, escreve CNN.
Segundo uma declaração da Força Aérea dos EUA na Europa, os bombardeiros conduziram uma missão de treinamento de integração e apoio aéreo próximo.
Na Romênia, os B-52 realizaram treinamento de apoio aéreo de proximidade, como parte das missões da força-tarefa de bombardeiros (BTF, na sigla em inglês).
A missão no espaço aéreo romeno fez com que os bombardeiros voassem muito perto da fronteira dos países da OTAN adjacente ao espaço aéreo ucraniano.
"A rotatividade da BTF nos dá uma oportunidade crítica de integrar e treinar com nossos aliados e parceiros, especialmente durante este momento complicado. O treinamento conjunto assegura que o poder defensivo da OTAN permanece inigualável", disse o general Jeff Harrigian, chefe do Comando Aéreo Aliado da OTAN, da Força Aérea dos EUA na Europa e da Força Aérea dos EUA na África.