"Esses movimentos buscam viabilizar e impulsionar candidatos competitivos para concorrerem com políticos experientes nas eleições", explica a especialista em entrevista à Sputnik Brasil.
"Em um futuro próximo, acredito que esses movimentos permaneçam pregando outras formas de fazer política, a exemplo dos mandatos coletivos em contraposição a uma política individual, que, embora sem previsão legal, já é uma realidade", afirma, lembrando um formato de mandato utilizado principalmente por movimentos de esquerda em câmaras estaduais e municipais no Brasil.
Renovação política no Brasil é 'muito ativa'
"Há uma renovação geracional em que os grupos tradicionais são substituídos por seus herdeiros, e uma substituição de novas lideranças que surgem como, por exemplo, as lideranças ligadas ao movimento feminista, as lideranças ligadas ao movimento ambientalista, ao movimento negro, ao movimento indígena", detalha o pesquisador.
"A renovação política no Brasil se dá de maneira muito ativa. Desde 1970 você vê essa renovação partidária nos quadros partidários, basta dar uma olhada na substituição que acontece dos parlamentares", ressalta o pesquisador. "Existe uma ativa renovação geracional em todos os partidos. Todos os partidos estão com o corpo dirigente muito renovado", avalia.