Dez diplomatas russos foram declarados "personae non gratae" na Bulgária, informou na sexta-feira (18) à Sputnik a Embaixada da Rússia em Sófia.
"Sim, confirmamos essa informação", indicou a embaixada sobre essa questão.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Bulgária, esses diplomatas russos devem abandonar o país nas próximas 72 horas.
"Por sugestão dos órgãos competentes da República da Bulgária [e] em acordo com o primeiro-ministro Kirill Petkov, a Bulgária hoje declarou dez diplomatas russos credenciados conosco personae non gratae, dando-lhes um período de 72 horas para deixarem o país", diz a declaração da chancelaria búlgara.
Nos últimos anos tem sido comum a expulsão de diplomatas russos de países ocidentais, em meio à deterioração dessas relações. Em resposta, a Rússia também tem reduzido a presença de representantes ocidentais no seu território.
As relações se deterioraram ainda mais após a Rússia começar uma operação militar especial na Ucrânia, com países ocidentais impondo um grande leque de sanções à Rússia e fornecendo apoio militar ao regime de Kiev.