Eslováquia expulsa 3 diplomatas russos suspeitos de espionagem
13:04 14.03.2022 (atualizado: 13:53 14.03.2022)
© Stephanie LecocqO primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, fala durante uma conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na sede da OTAN em Bruxelas (foto de arquivo)
© Stephanie Lecocq
Nos siga no
Sob argumento de espionagem, a República Eslovaca pede a remoção de três diplomatas russos do país. Moscou afirma que a ação é injustificável e que haverá resposta.
Bratislava decidiu expulsar três funcionários da embaixada russa com base em informações do serviço secreto e eles devem deixar o país dentro de 72 horas, disse o Ministério das Relações Exteriores eslovaco nesta segunda-feira (14).
"O Ministério das Relações Exteriores [...] insta fortemente a Embaixada da Federação da Rússa que seus representantes realizem suas atividades de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", afirmou a pasta em comunicado.
Moscou responderá à expulsão, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"Esta ação infundada não ficará sem resposta", rebateu a chancelaria russa.
No começo de 2021, o ministro das Relações Exteriores eslovaco, Ivan Korchok, disse em entrevista coletiva que Bratislava desejava estabelecer relações com a Rússia com base no "respeito mútuo", conforme noticiado.