A agência de notícias citou três fontes anônimas dizendo que "os funcionários dos EUA apresentaram a sugestão ao longo do mês passado aos seus homólogos turcos, mas nenhum pedido especifico ou formal foi feito".
As fontes acrescentaram que a questão "também surgiu de modo breve" durante a visita à Turquia da vice-secretária de Estado dos EUA Wendy Sherman no início de março.
Por sua vez, Reuters informou que a suposta sugestão dos EUA a respeito dos S-400 era "parte de uma discussão mais ampla entre Sherman e autoridades turcas sobre como os Estados Unidos e seus aliados podem fazer mais para apoiar a Ucrânia e sobre como melhorar os laços bilaterais".
A questão dos sistemas S-400 tem sido um tema complicado nas relações entre EUA e Turquia após Ancara assinar um contrato com Moscou para fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea russos em 2017.
Washington afirma que os S-400 representam uma ameaça para a OTAN e são incompatíveis com o equipamento militar da Aliança Atlântica, o que tem sido rejeitado pela Turquia.
Recentemente foi informado que a Turquia se recusou a impor sanções contra a Rússia a pedido de OTAN, contrariando o bloco. Uma fonte de Ancara revelou que, em vez disso, o país vai procurar manter um diálogo de confiança.