Falando sobre um possível apoio dos EUA à proposta da Polônia de enviar uma "missão de paz" da OTAN para o território ucraniano, a representante americana afirmou que, apesar do fato de os EUA não enviarem militares, os aliados que desejarem enviar tropas receberão o "apoio" americano.
"O presidente [Joe Biden] foi muito claro ao dizer que não colocaremos tropas norte-americanas no território na Ucrânia. Não queremos escalar uma guerra com os EUA. Porém, apoiamos nossos aliados da OTAN", explicou Thomas-Greenfield.
"Outros países da OTAN podem decidir se querem enviar tropas à Ucrânia. Essa será uma decisão que eles terão que tomar", afirmou.
Anteriormente, o vice-primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Kaczynski, declarou que considera "necessário ter uma missão de paz da OTAN" na Ucrânia.
"Possivelmente alguma estrutura internacional mais ampla, porém uma missão que seja capaz de se defender, que opere no território ucraniano", afirmou o polonês.
A OTAN continua enviando material de guerra ao território europeu, depois de enviar militares à Eslováquia para instalar o sistema norte-americano Patriot de defesa antiaérea.