Os membros da Guarda Nacional da Rússia estão desempenhando um papel corajoso e destemido, afirmou no domingo (26) Vladimir Putin, presidente russo.
"Hoje gostaria de fazer um discurso especial e separado para os militares e funcionários das unidades da Guarda Nacional da Rússia, que estão participando da operação militar especial no território de Donbass e Ucrânia", disse o líder russo em discurso por ocasião do Dia das Tropas da Guarda Nacional.
"Caros camaradas, sim, a situação real de combate está associada a um grande risco. Sei bem como se comportam nesta situação – com a maior bravura e profissionalismo, habilidade, determinação e destemor. Com demonstração de heroísmo pessoal, vocês estão resolvendo todas as tarefas definidas e difíceis com precisão e exatidão", elogiou Putin.
O presidente da Rússia agradeceu à Guarda Nacional em nome de todo o "nosso enorme país".
"Quero lhes dizer obrigado. Obrigado por sua perseverança e serviço impecável prestado à Rússia, por sua lealdade ao seu país, juramento e dever. Volto a parabenizar os combatentes e comandantes, todo o pessoal, e, naturalmente, os veteranos da Guarda Nacional, pelo feriado profissional. Desejo a todos vocês e suas famílias saúde, sucesso e boa sorte", acrescentou o chefe de Estado.
Em 24 de fevereiro de 2022 Putin anunciou o início de uma operação especial militar para a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", explicando que o "genocídio" sofrido pela população russófona de Donbass não podia ser ignorado.