Panorama internacional

Rússia não vai enviar gás gratuitamente para a Europa: 'Não faremos caridade'

A Rússia não pretende fornecer gás de graça se a União Europeia se recusar a pagá-lo em rublos, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Sputnik
"Definitivamente, não vamos fazer uma caridade e enviar gás gratuitamente para a Europa", disse Peskov, após ser perguntado se a Rússia cortaria o gás para países que se recusassem a efetuar o pagamento em rublos.
A entrevista feita para a PBS, realizada em inglês, compreendeu uma série de assuntos, entre eles as recentes declarações do presidente Joe Biden sobre a posição política de Vladimir Putin, e o fornecimento de gás à Europa.
O porta-voz do Kremlin ainda disse que a decisão final sobre a recusa de pagar o gás russo em rublos ainda não foi tomada.
Panorama internacional
Kremlin diz que nova declaração de Biden sobre Putin é alarmante e que as vai continuar registrando
Na semana passada, o presidente Vladimir Putin instruiu o Banco Central , a Gazprom e o governo a organizar a transferência de pagamentos de gás de países hostis em rublos.
Ao mesmo tempo, salientou que as entregas continuarão de acordo com os contratos existentes, uma vez que a "Rússia valoriza​ sua reputação". O primeiro relatório sobre a execução da ordem no Kremlin é esperado para 31 de março.
O ministro da Economia alemão, Robert Habeck , disse na segunda-feira (28) que os países do G7 não concordam com a exigência da Rússia de pagar o gás em rublos e consideram tal medida "quebra unilateral de contratos".
Comentando a declaração do ministro alemão, Ivan Abramov, autoridade do comitê de política econômica da Rússia, observou que a recusa "levará definitivamente à interrupção do fornecimento de gás".
Panorama internacional
Putin instrui Gazprom a realizar contratos de gás com Europa em rublos
Comentar