Panorama internacional

Chanceler britânica diz que G7 prepara mais sanções contra bancos russos

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, afirmou em texto que está trabalhando ao lado de parceiros do G7 em novas restrições contra mais bancos russos devido à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Sputnik
O anúncio de Truss surgiu em texto publicado no jornal britânico The Telegraph, na quarta-feira (6), em que a chanceler britânica critica as ações russas na Ucrânia, assim como a liderança do presidente russo, Vladimir Putin.

"Estou trabalhando com nossos parceiros do G7 para pressionar mais bancos russos e desenhar um prazo claro para eliminar as importações de petróleo, gás e carvão da Rússia", escreveu Truss.

Fachada do Banco Central da Rússia, em Moscou.
A chanceler britânica também pediu aos países do G7 em seu texto que fechem seus portos para embarcações russas e bloqueiem o acesso do governo russo ao ouro do país.
"Precisamos reconstruir nossa arquitetura internacional de segurança. Não podemos mais trabalhar sob acordos ultrapassados com a Rússia que eles descaradamente descumprem e ameaçam. Os dias do Ato de Fundação Rússia-OTAN acabaram", afirmou.
Truss defendeu ainda que os países ocidentais devem cooperar com outras nações para isolar a Rússia. O Reino Unido, assim como diversos países aliados dos EUA, impuseram uma série de sanções econômicas contra Moscou devido à operação militar especial russa na Ucrânia, deflagrada em 24 de fevereiro.
Comentar