Panorama internacional

UE chega a acordo sobre 5º pacote de sanções contra a Rússia

A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (7) o quinto pacote de sanções contra a Rússia devido ao conflito na Ucrânia, informou o conselho do bloco em comunicado.
Sputnik

"Este pacote substancial estende as sanções contra a Rússia a novas áreas e prevê, em particular, sanções contra oligarcas, agentes de propaganda russos, membros do aparelho de segurança e militar e entidades do setor industrial e tecnológico ligadas à agressão russa contra a Ucrânia", afirmou o Conselho da UE.

O informe ainda cita uma série de outras medidas antirrussas. Algumas delas são as seguintes: congelamento de ativos de bancos russos; proibição de importações de carvão; embargo de armas; e proibição de exportações de bens de alta tecnologia de até 10 bilhões de euros (aproximadamente R$ 51,5 bilhões).
O Conselho também anunciou a suspensão de importações de matérias-primas de até 5,5 bilhões de euros (cerca de R$ 28,35 bilhões) e a proibição do acesso aos portos da UE a navios com a bandeira russa.
Outra proibição se refere a transportadores rodoviários russos e belarussos, que ficam impedidos de entrar em território de países da União Europeia.

"Este pacote será adotado pelo Conselho por procedimento escrito com vista à sua publicação amanhã [sexta-feira, 8] no jornal oficial da UE", disse o polo de decisão do bloco.

A escalada de sanções impostas pelo Ocidente transformou a Rússia, de forma disparada, na nação mais sancionada do mundo, segundo a plataforma Castellum.ai, serviço de rastreamento de restrições econômicas no mundo.
No total, estão em vigor 8.163 medidas restritivas contra a Rússia, de acordo com os cálculos do site. A quantidade é mais que o dobro das 3.616 sanções impostas pelo Ocidente ao Irã. Na sequência aparecem a Síria (2.608), a Coreia do Norte (2.077), a Venezuela (651), Mianmar (510) e Cuba (208).
Panorama internacional
Assembleia Geral da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos
Comentar