A nova onda de sanções antirrussas está levando a uma crise mundial, mas os Estados-membros do BRICS possuem todos os instrumentos para reduzir o efeito para si próprios e para a economia mundial, disse no sábado (9) Anton Siluanov, ministro das Finanças da Rússia.
"Ele [Siluanov] apontou que a nova onda de sanções contra a Rússia destrói as bases do sistema monetário e financeiro internacional existente, baseado no dólar dos EUA", comunicou o Ministério das Finanças russo após uma reunião de ministros das Finanças e diretores dos bancos centrais dos países do BRICS.
Segundo Siluanov, isso leva os países a acelerar o uso de moedas nacionais para transações de exportação e importação, a integração de sistemas de pagamento e cartões, a usar seus próprios sistemas de troca de mensagens financeiras, e a criação de uma agência de rating independente do BRICS.
"A crise atual é artificial, mas os países do BRICS têm todos os instrumentos necessários para mitigar suas consequências para suas economias e para a economia mundial como um todo", disse o ministro russo.
Os participantes da reunião reafirmaram a importância da cooperação em formatos multilaterais para a tomada de medidas conjuntas, a fim de estabilizar a situação econômica atual, e também discutiram a colaboração na questão do Novo Banco de Desenvolvimento, investimentos em infraestruturas e a criação de uma rede de pesquisa do BRICS.
Como Rússia abandona dólar norte-americano em meio a novas sanções?
© Sputnik