Os militares lituanos vão treinar ucranianos no manuseamento de armas que fazem parte do arsenal da OTAN, anunciou o comandante das Forças Armadas da Lituânia, tenente-general Valdemaras Rupsys, neste domingo (10).
"Vamos organizar treinamento militar para soldados ucranianos aqui na Lituânia em um futuro próximo", disse Rupsys após se reunir com o general James C. McConville, chefe do Exército dos EUA.
Durante uma conferência de imprensa, Rupsys assegurou que Vilnius está "pronta para formar" instrutores ucranianos, prepará-los para trabalhar com os equipamentos e armas que as Forças Armadas da nação báltica possuem. A Lituânia faz parte da OTAN desde 2004.
"Esta preparação é essencial para suas operações na Ucrânia", ressaltou.
O tenente-geral ainda disse que o país está buscando fortalecer a capacidade de combate de seu Exército e agradeceu a Washington por apoiar a implantação de bases militares permanentes no flanco oriental da OTAN, incluindo sua própria nação.
O presidente do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, cumprimenta soldados do Exército dos EUA, no Campo de Treinamento em Pabrade, a cerca de 60 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, 6 de março de 2022
© AP Photo / Mindaugas Kulbis
"Estamos gratos por esta posição, já estamos fazendo esforços para criar as condições certas para envio de tropas dos EUA", disse Rupsys.