Panorama internacional

Tesouro dos EUA: sanções contra Rússia podem ser revertidas caso comportamento do Kremlin 'mude'

As pesadas sanções econômicas e ideológicas impostas pelo Ocidente à Rússia poderão ser revertidas em contrapartida a uma mudança de comportamento por parte de Moscou, segundo afirmou o vice-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Wally Adeyemo, nesta segunda-feira (18).
Sputnik
O comentário de Adeyemo foi feito em uma discussão virtual realizada pela organização de pesquisa Peterson Institute for International Economics hoje (18).

"Sempre queremos ter certeza de que quaisquer sanções que colocarmos em prática possam em algum momento ser revertidas, caso o comportamento mude, para garantir que o agente da ameaça saiba que, uma vez que as sanções sejam implementadas, o objetivo é a mudança comportamental, em última análise", disse.

Veículo de radar do sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph estacionado na base de Gadzhiyevo, na região russa de Murmansk, em 7 de abril de 2022.

EUA sonham em desmantelar 'máquina de guerra' russa

Ainda de acordo com o vice-secretário do Tesouro norte-americano, os Estados Unidos querem desmontar a "máquina de guerra" da Rússia, interrompendo sua indústria de defesa e cadeia de fornecimento de suprimentos bélicos.

"A próxima fase de nosso trabalho será desmontar a 'máquina de guerra' da Rússia, peça por peça, interrompendo seu complexo industrial-militar e sua cadeia de suprimentos [bélicos]", disse Adeyemo no mesmo evento.

Panorama internacional
MD russo: ataque de alta precisão destrói centro logístico com grande remessa de armas dos EUA e UE
Diante da operação especial da Rússia na Ucrânia e das sanções impostas pelo Ocidente, o oficial norte-americano arriscou um prognóstico sobre a economia russa: ela deve encolher 10%, enquanto importações devem diminuir 37%.

"Espera-se que a economia da Rússia se contraia 10%. A Rússia está vendo a inflação disparar, com o Banco Mundial estimando que chegará a 22% ao longo deste ano. Analistas preveem que as importações podem cair até 37%, e a demanda doméstica pode cair mais de 11%", declarou ele.

Nesta segunda-feira (18), um banco de Wall Street projetou uma recessão na economia dos EUA, com chances de contração econômica de cerca de 35% nos próximos dois anos.
Para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falhou a tentativa do Ocidente de provocar colapso do sistema bancário e criar escassez de produtos na Rússia por meio de sanções.
Ele acrescentou, durante reunião, que a pressão ocidental deteriorou a qualidade da vida material dos cidadãos europeus.

Tudo foi calculado "para enfraquecer rapidamente a situação financeira e econômica em nosso país e provocar pânico nos mercados, colapso do sistema bancário e escassez em grande escala de bens em lojas. Mas é seguro dizer que tal política em relação à Rússia falhou", disse Putin em reunião sobre questões socioeconômicas.

Panorama internacional
Sanções contra Rússia podem levar a inflação de 10% na Alemanha, diz representante do Deutsche Bank
Comentar