A Rússia entregou à Ucrânia um documento de esboço detalhando formulações claras, disse nesta quarta-feira (20) Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo.
Ele apontou que o lado ucraniano está constantemente mudando e se afastando de suas sugestões de acordos anteriores, o que "tem consequências muito más" no que toca à eficácia das negociações.
"Ao lado ucraniano foi entregue o nosso documento de esboço, que inclui formulações absolutamente claras. A bola está do lado deles. Esperamos resposta", afirmou Peskov.
De acordo com o porta-voz, o trabalho dos negociadores ucranianos deixa muito a desejar.
"Isso depende do lado ucraniano, mas voltamos a repetir: já dissemos várias vezes que a dinâmica de trabalho do lado ucraniano deixa muito a desejar. Por isso, digamos assim, os ucranianos não revelam uma grande vontade de intensificar o processo de negociações", sublinhou Dmitry Peskov, em resposta à pergunta de jornalistas acerca do prazo de resposta de Kiev.
Já sobre a probabilidade de Vladimir Putin e Vladimir Zelensky, presidentes da Rússia e da Ucrânia, respectivamente, realizarem negociações em Israel, o porta-voz presidencial russo respondeu que "nós já explicamos várias vezes o que deveria preceder esse encontro hipotético".
Aleksandr Ben Zvi, embaixador de Israel em Moscou, Rússia, já declarou que seu país está pronto para acolher um eventual encontro entre Putin e Zelensky.