Panorama internacional

Reino Unido envia grupo de especialistas em ataques de 'guerrilha' à Ucrânia

Cerca de 20 membros do Serviço Aéreo Especial do Reino Unido estão na cidade ucraniana de Lviv, disse uma fonte das forças de segurança russas à Sputnik.
Sputnik
Os militares planejam instruir os serviços secretos da Ucrânia na organização ataques chamados de "bandeira falsa" em regiões atualmente sob controle russo.
Segundo a fonte, foram enviados dois grupos de oito a dez pessoas. Os membros do Serviço Aéreo Especial são especializados em assassinatos por encomenda, táticas de guerrilhas, encenações midiáticas e golpes.
Em zonas de conflito, eles normalmente trabalham sob a cobertura dos Capacetes Brancos, grupo acusado pelo governo sírio de falsificar vídeos e imagens para fomentar confrontos.
Milícias e Capacetes Brancos estão preparando ataque químico em Idlib, informam forças russas
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o Serviço de Segurança da Ucrânia está preparando e mesmo já executando provocações semelhantes às dos Capacetes Brancos.
De acordo com o interlocutor da Sputnik, os integrantes desse serviço britânico são considerados profissionais de alto nível em sua área.
"Não são forças especiais comuns. São intelectuais e em cada grupo há sempre um ideólogo, um professor, e os demais são especialistas", explica.
A fonte sugere que os membros do Exército britânico vieram à Ucrânia para treinar os serviços especiais ucranianos e coordenar as atividades dos grupos de sabotagem nas regiões do país controladas pelas tropas russas.
O Serviço Aéreo Especial, formado durante a Segunda Guerra Mundial, esteve envolvido em vários conflitos ao redor do mundo, incluindo a Guerra das Malvinas, a intervenção da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) na Bósnia e na Iugoslávia e a guerra no Afeganistão.
Panorama internacional
Boris Johnson confirma que Londres treina ucranianos na Polônia e no Reino Unido
Comentar