Panorama internacional

EUA 'cometem crime de furto' ao bloquear contas da Rússia, diz embaixador russo

O embaixador russo em Washington afirmou que os EUA cometeram um crime de furto ao bloquear as contas russas.
Sputnik
Os EUA não devolverão à Rússia os prédios diplomáticos de que Washington se apoderou.
"Vocês não se referiram à enorme quantidade de dinheiro que foi bloqueada nos bancos americanos. Eu falo abertamente que considero que eles [os americanos] simplesmente nos roubaram", afirmou.
O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, declarou que não há possibilidade de ele se encontrar os representantes americanos depois do início da operação russa na Ucrânia.
Além disso, o diplomata afirmou que a Rússia quer estabilizar as relações com os EUA, bem como seu desenvolvimento, existindo potencial para isso.
Panorama internacional
Embaixador russo nos EUA condena OEA por suspender status de observador do país: 'Erro grave'
O diplomata também afirmou que o novo pacote de ajuda militar de Washington a Kiev não contribui para o processo de paz.
"A questão do fortalecimento do regime de Kiev com armas não pode ser interpretada de outra maneira além de negativa, tanto pela Rússia como por outros países, o que os americanos fazem, falando na língua dos jornalistas, é jogar lenha na fogueira", afirmou.
Ele destacou ainda que a saída dos diplomatas russos dos EUA vai deteriorar seriamente o trabalho diplomático da missão da Rússia.
"Este será um grande golpe para nós. Vinte e oito pessoas, entre diplomatas e equipe administrativa e técnica. É difícil imaginar o que acontecerá depois do dia 30 de junho", destacou.
No domingo (24), o embaixador russo Anatoly Antonov disse que o Bank of America fechou as contas de dois consulados-gerais russos, em Houston e Nova York.
Comentar