O presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo a estender até 31 de agosto as cotas de exportação de fertilizantes para países fora da União Econômica da Eurásia (UEE), segundo o Kremlin nesta quarta-feira (27).
"Garantir a prorrogação até 31 de agosto de 2022 do procedimento de aplicação de restrições qualitativas para exportação de determinados tipos de fertilizantes da Federação da Rússia para países que não são membros da União Econômica Eurasiática, contemplando a possibilidade de prorrogação da validade do procedimento a cada trimestre se necessário", diz o documento.
Além disso, o decreto destaca a necessidade de monitorar a oferta de fertilizantes para os agricultores e manter os preços estáveis no mercado atacadista para a produção agrícola, alimentos e matérias-primas.
Na semana passada, o Ministério de Indústria e Comércio russo informou que estuda a possibilidade de prolongar a forma de fixação dos preços dos fertilizantes no mercado interno até o final do ano corrente.
Ao mesmo tempo, a vice-primeira-ministra russa, Viktoria Abramchenko, propôs prolongar a fixação dos preços domésticos e introduzir cotas para exportação de fertilizantes minerais no ano agrícola 2022-2023.
Desde 1º de dezembro de 2021, Moscou introduziu cotas para exportações de fertilizantes compostos e nitrogenados para fora da UE válidas até 31 de maio de 2022.
A utilização das cotas é efetuada com base em licenças concedidas pelo Ministério de Indútria e Comércio, que entram em vigor no dia da sua emissão.