Uma série de explosões poderosas ocorreu no centro de Kherson, perto de um centro de televisão, relata o correspondente da Sputnik nesta quarta-feira (27). A torre de transmissão não apresentou danos aparentes, relatou.
Os ataques à cidade foram feitos por tropas ucranianas com pelo menos dois mísseis do sistema Tochka-U, precedidos por cinco tiros de um lançador Uragan.
De acordo com a fonte, "as Forças Armadas da Ucrânia dispararam três mísseis Tochka-U e dois deles foram abatidos".
As informações sobre as vítimas estão sendo esclarecidas. Não há pessoas nas ruas da cidade e um toque de recolher foi imposto.
Mais tarde, na região de Kherson e no sul da região de Zaporozhie, administrações civil-militares começaram a ser formadas e o processo de transmissão de televisão e rádio russos foi lançado.
A população também começou a usar os rublos russos mais amplamente nos assentamentos.
Os militares da Rússia, durante a operação especial para desmilitarizar a Ucrânia, assumiram o controle de toda a região de Kherson, no sul do país.
Vale lembrar que, no último dia 23, o Ministério da Defesa da Rússia disse que os EUA preparavam uma provocação para acusar os russos de usar armas de destruição em massa na Ucrânia.
A alta probabilidade de tal encenação confirma-se pelo fato de na Ucrânia estarem sendo entregues antídotos das substâncias tóxicas, notou o representante do ministério russo.
Em 9 de março, as Forças Armadas da Rússia detectaram, na região de Kherson, três drones equipados com recipientes de 30 litros e equipamento para dispersão de substâncias.