Panorama internacional

Em meio à tensão com China, Taiwan participa de reunião virtual dos EUA organizada por Jake Sullivan

Mais de 50 nações estiveram presentes em encontro virtual no qual assinaram declaração sobre o compromisso político para promoção de uma visão afirmativa para a Internet e as tecnologias digitais.
Sputnik
Taiwan foi convidada a participar de uma reunião virtual de nível sênior sobre o futuro da Internet organizada pela Casa Branca hoje (28), com liderança do conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, de acordo com o South China Morning Post.
Taipé será representada pela ministra Digital da ilha, Audrey Tang.

"Por causa de nossas conquistas na promoção da liberdade na Internet e governança eletrônica, fomos convidados para o evento e a ministra digital Audrey Tang nos representará para participar da reunião virtual", disse Douglas Hsu, diretor de Assuntos Norte-Americanos do Ministério das Relações Exteriores da ilha em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28).

Mais de 50 países participaram do evento, relata o site da Casa Branca, durante o qual as nações assinarão e lançarão conjuntamente a Declaração para o Futuro da Internet, que o Departamento de Estado dos EUA descreveu como um compromisso político para avançar uma visão afirmativa para a Internet e as tecnologias digitais, segundo a mídia chinesa.
Ainda de acordo com o jornal, Sullivan disse em uma reunião do Clube Econômico de Washington DC que é política dos EUA garantir que uma "aquisição" chinesa de Taiwan não ocorra.
O convite deve provocar mais uma vez uma resposta irada de Pequim, que considera Taiwan parte de seu território, e por isso, não tem direito de desenvolver laços formais com governos estrangeiros.
Panorama internacional
Vídeo de ministra taiwanesa na Cúpula pela Democracia é cortado após exibir China separada de Taiwan
Em dezembro de 2021, a ministra já havia participado da Cúpula para a Democracia de Biden – outro evento virtual que irritou Pequim – e discutiu a democracia digital de Taiwan com representantes de mais de 100 nações.
Comentar