A declaração de Zelensky foi dada durante uma coletiva de imprensa ao lado do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
"A Ucrânia está preparada para negociações imediatas da evacuação de pessoas de Mariupol e espera o apoio da ONU", disse Zelensky.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à direita), e o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante reunião em Moscou, 26 de abril de 2022.
© Sputnik / Aleksei Filippov
Mais cedo, Guterres se encontrou com o presidente ucraniano em Kiev para discutir a situação no país europeu em meio à operação militar especial da Rússia. O líder da ONU afirmou posteriormente que ele e Zelensky discutiram planos para a questão de Mariupol.
Na terça-feira (26), o presidente russo, Vladimir Putin, também se encontrou com Guterres, em Moscou. O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, disse que Putin concordou com o envolvimento da ONU e da Cruz Vermelha na evacuação de civis de Azovstal. Apesar disso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que não há acordos específicos sobre o tema.