Panorama internacional

EUA forneceram inteligência à Ucrânia para ataque ao cruzador russo Moskva, diz NYT

Os Estados Unidos forneceram informações de seus serviços de inteligência à Ucrânia para o ataque contra o cruzador de mísseis Moskva, em abril. A informação foi veiculada na quinta-feria (5) pela mídia norte-americana.
Sputnik
Conforme publicou o jornal The New York Times na quinta-feira (5), dois oficiais importantes norte-americanos disseram que os EUA confirmaram informações de inteligência obtidas pela Ucrânia nos planos para o ataque contra o navio de guerra russo.
Ainda segundo a publicação, outros oficiais afirmaram que as informações fornecidas pelos EUA foram cruciais na realização do ataque. Já um outro oficial afirmou que os EUA ajudaram com mais do que a confirmação da localização do navio.
O cruzador Moskva navega durante preparações para do desfile do Dia da Marinha Russa, em Sevastopol, 23 de julho de 2021.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o cruzador Moskva afundou em 13 de abril enquanto era rebocado para reparos em Sevastopol. O navio de guerra foi danificado após um incêndio, que levou à explosão de munições. Washington e Kiev afirmam que o navio afundou devido ao ataque com dois mísseis ucranianos.
Pelo menos um marinheiro morreu e outros 27 estão desaparecidos devido ao incidente. Os outros 396 tripulantes da embarcação foram resgatados e levados para Sevastopol, segundo o Ministério da Defesa russo.
Comentar