Em visita ao Egito, a delegação do Ministério da Agricultura, contando com o próprio ministro, Marcos Montes, anunciou que o Brasil vai começar negociações com o setor privado egípcio para aumentar as exportações de fertilizantes.
A intermediação será liderada pelo vice-presidente do Ministério da Agricultura, Moustafa El Sayeed, segundo o jornal Valor Econômico.
Durante o encontro, a Embrapa assinou um memorando de entendimentos com a Agriculture Research Center (ARC) do Egito para intercâmbio de tecnologias em genética, sanidade, irrigação, mudanças climáticas e biotecnologia.
Ao mesmo tempo, o ministro brasileiro reforçou a disposição de ampliar o comércio de produtos agropecuários entre os dois países.
"Esse relacionamento é muito importante para os dois países, especialmente neste momento de preocupação com a segurança alimentar no mundo", disse Montes nesta terça-feira (10).
Segundo a mídia, as discussões também incluíram temas sanitários. El Sayeed assumiu o compromisso de dar prioridade às demandas brasileiras, entre elas as análises das listas de estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar ao Egito, a serem atualizadas até outubro de 2022.
O país também quer que o Brasil priorize seus pedidos de ampliação das exportações de frutas ao mercado brasileiro.