Jair Bolsonaro (PL) não planeja participar da Cúpula das Américas no próximo mês em Los Angeles, disseram à Reuters nesta terça-feira (10) duas pessoas familiarizadas com o assunto. As fontes relataram que Bolsonaro informou a assessores que não irá à reunião de chefes de Estado de todo o continente organizada por Washington, mas não deu motivo.
Segundo a mídia, um porta-voz do Itamaraty afirmou que nenhuma decisão ainda foi tomada. "A presença do presidente está sendo estudada e não está confirmada", declarou.
Já uma terceira fonte disse que as negociações diplomáticas para marcar um encontro entre Biden e Bolsonaro foram interrompidas desde que o presidente brasileiro decidiu não ir a Los Angeles.
Os Estados Unidos sediarão a 9ª Cúpula das Américas de 6 a 10 de junho pela primeira vez desde a cúpula inaugural em Miami em 1994.
Sobre o evento, o presidente do México, Andrés López Obrador, também disse hoje (10) que, no caso de não participação de um dos países latino-americanos da Cúpula das Américas, ele seria substituído por uma delegação do governo mexicano, conforme noticiado.