Panorama internacional

Importações chinesas de carvão da Rússia aumentam 49% em abril

Os carregamentos de carvão metalúrgico da Rússia à China subiram quase 49% no mês de abril em relação ao mês anterior. Os números são da empresa de análise de commodities Kpler.
Sputnik
Os dados de rastreamento de carregamento mostram que a China importou um total de 1,37 milhão de toneladas de carvão coque ao longo do último mês. No mês anterior, março, 922 mil toneladas foram importadas. Em abril de 2021, foram 750 mil toneladas.
Derivado da coqueificação do carvão mineral, o carvão coque é largamente usado na indústria siderúrgica moderna.
A Rússia tem desviado carregamentos de carvão em direção ao Oriente, dado que os mercados europeus continuam fechados devido à operação militar especial russa na Ucrânia.
Bandeira chinesa em frente a estoques de carvão sendo manejados na região de Ordos, China, 4 de novembro de 2015. Foto de arquivo
Ilya Makarov, diretora de avaliação corporativa na agência ACRA, de Moscou, alertou que a mudança para a Ásia estava sobrecarregando a capacidade russa de carregamento por linhas férreas. Segundo a diretora, essa situação pode forçar a redução dos preços do carvão no mercado asiático.
Comentar