O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou nesta quinta-feira (12) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido para que sejam feitos estudos tendo em vista a privatização da Petrobras e da PPSA, a estatal do pré-sal.
De acordo com informações do G1, trata-se do primeiro ato de Sachsida após assumir o ministério no lugar do almirante Bento Albuquerque.
"Aqui está o meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia. A solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras. Espero que no período mais rápido de tempo possível nós tenhamos essa resolução pronta", afirmou Sachsida, ao lado de Guedes, na portaria do Ministério da Economia.
Guedes respondeu que encaminhará o pedido ainda nesta quinta-feira (12) para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
"Isso deve ser feito hoje mesmo, e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e, depois, então, o caso da Petrobras", disse o ministro da Economia.
O PPI é responsável por gerir os projetos de privatização e concessão do governo. Ele é formado por diversos ministros e presidentes de bancos públicos e presidido por Guedes.
As decisões sobre privatização são feitas no âmbito do PPI, que, primeiro, estuda se é necessária e viável a privatização. Em geral, uma privatização leva até dois anos para sair do papel.