Aviões russos destruíram 28 redutos e 33 áreas de concentração de armas e militares ucranianos, disse no sábado (14) em um briefing Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
"Mísseis de lançamento aéreo de alta precisão da Força Aérea da Rússia atingiram 28 redutos das Forças Armadas da Ucrânia e dois depósitos de munições nas áreas de Petrovskoe e Zhovtnevoe durante o dia", segundo o major-general.
Além disso, a aviação tática-operacional e militar russa foi referida como tendo atingido 33 áreas de concentração de equipamentos militares e forças ucranianas, resultando na destruição de até 90 nacionalistas, e de 18 veículos.
Já a defesa antiaérea russa derrubou seis drones ucranianos durante o dia, um míssil Tochka-U e três projéteis do lançador múltiplo de foguetes Smerch, referiu ele.
"As unidades da defesa antiaérea russa derrubaram durante o dia seis veículos aéreos ucranianos não tripulados perto das localidades de Russkaya Lozovaya, Pitomnik, Izyum, na região da Carcóvia, incluindo um sobre a ilha Zmeiniy. Além disso, um míssil balístico ucraniano Tochka-U foi interceptado perto da localidade de Khleborob", disse.
Três foguetes Smerch de lançamento múltiplo também foram interceptados perto de Kamenka, região da Carcóvia, relatou Konashenkov.
Quanto às forças de artilharia e mísseis russas, elas atingiram 28 unidades de artilharia na Ucrânia, incluindo um lançador múltiplo de foguetes Smerch, três bunkers e 178 áreas de concentração de equipamentos militares e forças ucranianas, apontou Igor Konashenkov.
"Forças de mísseis e artilharia atingiram durante o dia seis centros de comando, 178 áreas de concentração de equipamentos militares e forças ucranianas, três bunkers fortificados, bem como 28 unidades de artilharia em posições de tiro, incluindo um lançador múltiplo de foguetes Smerch perto da localidade de Berezovka", informou o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
"No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 100 aviões, 125 helicópteros", listou Konashenkov, acrescentando que o mesmo aconteceu a "864 veículos aéreos não tripulados, 304 sistemas de defesa antiaérea, 3.067 tanques e outros veículos de combate blindados. Além disso, a Ucrânia perdeu 372 lançadores múltiplos de foguetes, 1.514 peças de artilharia de campanha e morteiros e 2.913 unidades de veículos militares especiais".