Bombardeiros estratégicos da Rússia e da China realizaram patrulhamento aéreo conjunto na região da Ásia-Pacífico, informou na terça-feira (24) o Ministério da Defesa russo, acrescentando que foram acompanhados por caças do Japão e da Coreia do Sul durante parte do percurso.
"Em 24 de maio de 2022, a Força Aeroespacial da Rússia e a Força Aérea do Exército de Libertação Popular [ELP] da China realizaram uma patrulha aérea conjunta na região da Ásia-Pacífico. O grupo aéreo, consistindo de transportadores estratégicos de mísseis Tu-95MS da Força Aeroespacial da Rússia e bombardeiros estratégicos Hun-6K do ELP da China realizaram patrulhamento aéreo sobre as águas do mar do Japão [também conhecido como mar do Leste] e do mar da China Oriental", contou o ministério.
O Ministério da Defesa russo mencionou que o tempo de voo das aeronaves russas foi de cerca de 13 horas e que, "em algumas etapas do percurso, os porta-mísseis estratégicos foram escoltados por aviões F-15 da Força Aérea da Coreia do Sul e F-2 da Força Aérea do Japão".
O evento ocorreu como parte da implementação das disposições do plano de cooperação militar de 2022 e não foi dirigido contra países terceiros, referiu a Defesa russa.