Nomeado avião americano capaz de lançar bombas atômicas com potência de 10 'Hiroshimas'

O caça-bombardeiro de quinta geração F-35 Lightning II pode lançar bombas atômicas B-61-12, cuja potência é comparável com a de dez bombas Little Boy, que foram lançadas sobre Hiroshima em 1945, contou ao portal News.ru o analista Aleksei Sukonkin.
Sputnik
Cerca de 460 caças F-35 de várias modificações estão em serviço da Força Aérea, Corpo de Fuzileiros Navais e Marinha dos Estados Unidos. Estes aviões são capazes de carregar projéteis nucleares com potência de até 200 quilotons.
Ao comentar o equilíbrio das forças em caso de um potencial confronto entre os EUA e a China sobre Taiwan, Sukonkin notou que o avião embarcado F-18 tem as mesmas capacidades. Segundo as suas palavras, a aviação é a principal força de ataque do Pentágono.

"O mais perigoso que os EUA têm é a aviação, eles atingiram grandes sucessos neste domínio, praticamente todas as tarefas de combate são desempenhadas pela Força Aérea. Ao contrário deles, as Forças Armadas russas reorientam-na para mísseis de alta precisão. Mas o Pentágono não pode utilizar ao máximo sua aviação contra a Rússia devido aos nossos sistemas de defesa antiaérea e de defesa antimíssil", explicou o analista.

"É muito improvável que os EUA intervenham no conflito entre Pequim e Taiwan. Eles prometeram igualmente à Ucrânia a enviar suas tropas, navios e aviação, mas isso nunca aconteceu", acrescentou ele.
Panorama internacional
Exército chinês adverte EUA com exercícios de prontidão de combate perto da costa de Taiwan
Aleksei Sukonkin acentuou que em um potencial conflito os EUA podem destacar no prazo de duas ou três semanas grupos de ataque de porta-aviões para os mares da China Oriental e do Sul da China.
Comentar