As informações foram divulgadas pelo jornal Welt am Sonntag citando documentos relacionados ao assunto neste sábado (28).
Trata-se do chamado armamento leve, cujo fornecimento significativo não foi realizado desde o final de março, segundo o jornal alemão.
No início deste mês, a mídia alemã informou que Berlim planeja enviar 15 tanques de defesa aérea Gepard para a Ucrânia em julho.
Uma pesquisa realizada no início de maio na Alemanha mostrou que o apoio público às entregas de armas pesadas alemãs à Ucrânia havia diminuído para 46% (em comparação com 60% no início de abril), com o número de críticos a esse tipo de envio dobrando.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para se defenderem dos ataques das tropas ucranianas.
A Rússia disse que o objetivo de sua operação especial é "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia. Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e forneceram armas para a Ucrânia.