O USS Sioux City, navio de combate litorâneo dos EUA de classe Freedom, se tornou no sábado (28) o primeiro desse tipo do país a ser destacado ao Oriente Médio após chegar ao mar Vermelho, informou a Marinha norte-americana.
"A chegada do Sioux City é não só histórica, mas essencial à segurança marítima regional, dada a sua integração imediata com a nossa nova força-tarefa naval multinacional", disse o vice-almirante Brad Cooper, comandante do Comando Central das Forças Navais e da 5ª Frota dos EUA e das Forças Marítimas Combinadas (CMF, na sigla em inglês).
Saudação do membro do USS Sioux City na cerimônia de comissionamento, 17 de novembro de 2018
© AP Photo / Patrick Semansky
As CMF, lideradas pela 5ª Frota dos EUA e sediadas no Bahrein, são uma parceria naval de 34 países com o objetivo de promover segurança, estabilidade e prosperidade em águas internacionais, segundo o Comando Central das Forças Navais dos EUA, que patrulham o golfo Pérsico, mar Vermelho, mar Arábico e partes do oceano Índico.
O USS Sioux City, que partiu em abril de Mayport, Flórida, EUA, faz parte da mais nova Força-Tarefa Combinada 153 das CMF, criada oficialmente em 17 de abril de 2022.
O USS SIOUX CITY LCS11 passou através do Canal de Suez em 28 de maio e entrou no mar Vermelho, se tornando o primeiro navio de combate litorâneo na área de operação do Comando Central dos Estados Unidos. O navio dirige-se ao golfo Pérsico.
A área da frota da CTF 153 inclui o mar Vermelho, o estreito de Bab al-Mandeb e o golfo de Aden.
A área da frota da CTF 153 inclui o mar Vermelho, o estreito de Bab al-Mandeb e o golfo de Aden.
"Estamos entusiasmados por ter o Sioux City juntando-se à nossa equipe. Eles têm trabalhado em colaboração para trazer capacidades melhoradas para outras regiões e isso é certamente o que esperamos aqui no Oriente Médio enquanto operamos com nossos parceiros internacionais", comentou o capitão Robert Francis, comandante da CTF 153.
As outras forças-tarefas das CMF se concentram na segurança marítima e combate ao terrorismo (CTF 150), nos esforços contra a pirataria (CTF 151) e nos esforços de segurança e cooperação no golfo Arábico (CTF 152).