"Como mostra a prática de pagamentos de gás russo, a maioria de nossas contrapartes concordou com o novo formato de interação [...] Com relação à expansão do escopo dos pagamentos em rublos para certas categorias de produtos russos, essas opções estão sempre na mesa", disse Zakharova em briefing.
A porta-voz acrescentou que Moscou não tem dúvidas sobre o Ocidente continuar "a tirar vantagem de sua posição no sistema internacional e financeiro, para dizer o mínimo".
"Realisticamente falando, [os países ocidentais] simplesmente vão continuar a manipular nesta área, empregando elementos de chantagem e intimidação [...] que afirmam seguir uma política interna e externa independente para tirar as conclusões necessárias", afirmou Zakharova.
Além disso, a Rússia pretende manter, no futuro, a política de aumentar a participação das moedas nacionais nas relações comerciais, econômicas e de investimento com seus principais parceiros, disse ela.
Em março, o presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo e a gigante nacional de energia Gazprom a mudar o esquema de pagamentos para rublos para entregas de gás aos países que impuseram sanções à Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia. A Gazprom já suspendeu as entregas de gás aos importadores na Bulgária, Polônia, Finlândia e Países Baixos depois que eles rejeitaram o novo acordo de pagamento.